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Você sabe quais são os 4 maiores mitos sobre vendas?
06/10/2015 Vendas Misab Consulting

Alguns conceitos que até faziam certo sentido no passado caíram por terra graças a mudanças profundas no comportamento do consumidor e, principalmente, à reconfiguração dos mercados.

Adaptando uma frase que geralmente é atribuída a Tom Jobim ao falar sobre o Brasil, precisamos dizer: vender não é para amadores. Assumir essa responsabilidade exige do profissional uma série de habilidades bastante específicas. Dito isso, é preciso ressaltar também que, apesar das exigências, ser um vendedor também não é o bicho de sete cabeças que costumam pintar em algumas empresas e treinamentos. Pelo menos não é mais.

O mundo mudou e ser um vendedor hoje não é mais como era há alguns anos. Alguns conceitos que até faziam certo sentido no passado caíram por terra graças a mudanças profundas no comportamento do consumidor e, principalmente, à reconfiguração dos mercados.

Abaixo, listamos alguns mitos comuns sobre vendas que você precisa conhecer (e, se for o caso, se desfazer deles):
“Seja insistente”

Se você precisa insistir, é porque seu argumento de venda não está sendo bom o suficiente para convencer o cliente de que aquela solução/serviço/produto é interessante para ele. Abordagens focadas na insistência não colam mais hoje em dia e acabam criando uma relação desgastada com o consumidor, que até poderia se tornar um comprador fiel mais à frente.

“O que importa é ter mais clientes”

Houve um tempo em que as empresas acreditavam que o foco do setor de vendas era colocar o máximo possível de clientes dentro das lojas para que as vendas aumentassem. Hoje, muitos clientes nem saem de casa para comprar alguma coisa, o fazem pela internet. Enxergar o processo por essa ótica pode comprometer a estratégia profundamente. Gerar leads, obviamente, continua sendo fundamental, embora isso se dê de outras formas hoje. Mas a questão principal é que é muito mais eficiente buscar vender mais para clientes que já compram do que pensar em um crescimento atrelado apenas ao aumento de sua base.

Obviamente, quanto mais cliente você tiver, melhor. E sua empresa deve buscar isso sempre. Mas não ache que simplesmente aumentar o número de pessoas que visitam seu negócio (seja presencial ou virtualmente) vai disparar suas vendas.

“Ser vendedor é um dom”

Conversa furada. Umas pessoas podem até ter mais habilidades para vendas que outras. Mas tudo isso se dá por meio de muito treinamento, prática, experiência. Vender não é uma arte restrita a iluminados. Vender é um campo aberto a quem estiver disposto a se dedicar.

“Vendedores precisam ser extrovertidos”

Aquela figura do vendedor fanfarrão, espalhafatoso, dizendo “compre já”, hoje espanta mais do que vende. As pessoas buscam mais uma relação de confiança e credibilidade. E o vendedor não precisar ser um apresentador de programa de auditório para conseguir isso. Pelo contrário. Profissionais mais reservados, que dialogam e, principalmente, mais escutam do que falam, têm bem mais chances de conseguir bons resultados. Vendedor bom é, antes de tudo, vendedor que escuta.

Conteúdo extraído do portal: www.administradores.com.br

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