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Gestão estratégica de contas: do plano de negócios ao resultado de vendas
03/06/2019 Gestão de Processos Misab Consulting

Estratégias de Sucesso em um mercado competitivo
Um dos principais sinais de uma empresa saudável é o crescimento orgânico sustentável.  A venda profissional e estruturada é o que impulsiona esse crescimento. Muitas organizações oscilam entre momentos de fartura, quando não há tempo (e aparentemente não há necessidade) de vender, e tempos de fome, quando repentinamente é preciso encontrar mais trabalho e gerar mais resultados.
Esse é o conceito do Ciclo de Vendas da Misab Consulting – equilibrar o esforço de atividades do gerente de contas com os clientes existentes, ao mesmo tempo em que conquista novos clientes e novos negócios, aumentando assim a participação no mercado e garantindo um crescimento sustentável.
O trabalho do gerente de contas é utilizar os recursos disponíveis para alcançar o resultado de hoje, enquanto desenvolve novos recursos para assegurar os resultados de amanhã.
Nesse sentido, definir uma forma estratégica de trabalhar orientada à consecução dos objetivos da área Comercial, na base de seus clientes com maior interesse, é crucial.  Assim como, construir os indicadores de desempenho (KPI’s) das atividades mais estratégicas na interação com os clientes, visando o fortalecimento do relacionamento com os clientes chave e explorando as melhores oportunidades no mercado, para satisfazer as necessidades dos mesmos no seu mercado de atuação e impedir a entrada da concorrência.

Garantindo resultados duradouros
Não conseguimos gerenciar os resultados, mas podemos e devemos gerenciar as atividades que produzem os resultados.  Resultados são consequências das ações que as pessoas FAZEM ou DEIXAM DE FAZER. Há uma correlação direta entre o que as pessoas fazem e o que eles são capazes de fazer. Afinal de contas, as pessoas FAZEM mais o que elas sabem fazer MELHOR. Por isso, a importância de desenvolver a competência, ou seja, a “capacidade de fazer”.
E esse deve ser o foco do trabalho do executivo de vendas, fornecer resultados ao gerenciar suas atividades e desenvolver competências.

O Ciclo de Vendas para Manter uma Base de Clientes Forte
“Todos os esforços acumulados e atividades que contribuam com os resultados futuros”.
O Ciclo de Vendas é um método bem estabelecido de gerenciar os recursos de vendas e medir tanto as atividades, quanto as bases dos clientes para alcançar os resultados desejados.
Essa metodologia pode ser usada para analisar a direção do recurso de venda (tanto para o indivíduo quanto para uma equipe), a quantidade de atividade que deve estar comprometida com o recurso de venda, além de indicar onde a qualidade da atividade pode ser melhorada.

Dimensões do Ciclo de Vendas

Torna-se crucial identificar em que proporção o executivo de vendas deve distribuir o seu esforço e tempo nas três plataformas de clientes:
Customers: Clientes ativos, que já compram de sua empresa.
Prospects: Clientes com oportunidades identificadas e que estão sendo trabalhadas.
Suspects: compreende todos os leads identificados, que podem ou não estar cientes de seu negócio.

Os Benefícios do Gerenciamento da Base de Clientes
Os Resultados só nos dão a visão do passado. São úteis para análise e planejamento de ações corretivas. O Gerenciamento de Atividades nos permite arquitetar  COMO SERÁ O NOSSO FUTURO. As atividades de HOJE são os Resultados de AMANHÃ. As atividades nós podemos influenciar!

Como está distribuído o esforço e o tempo da sua equipe de vendas?

Fale conosco e nós lhe apresentaremos uma ferramenta de planejamento, medição e gestão já implementada com sucesso em diversos clientes.

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